https://www.blogdaoplay.com.br/
top of page
Capa-2---blog-da-o-play.png

Saiu do forno

Resenha Pantera Negra - Marvel

Atualizado: 19 de out. de 2018


Resenha Pantera Negra - Capa oficial do filme
Capa oficial do filme

Esse com certeza não é só mais um dos filme de herói da Marvel, “Pantera Negra” carrega uma história bem forte entre seus personagens e trata de temas e contextos muito atuais e importantes como: como o racismo estrutural velado, a emancipação feminina e a ajuda ao outro. Um dos heróis de quadrinhos com a história mais rica do universo Marvel foi também um dos mais demorados para virar um longa. O filme que estreou em 15 de fevereiro de 2018, se tornou rapidamente recorde de bilheteria, e causa de todo esse sucesso vamos ver agora.


Em Pantera Negra após a morte de seu pai, o rei T'Chaka (John Kani) em Nova York num evento que se passa ainda no filme “Vingadores Guerra Civil”, o príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) que estava na américa com seu pai retorna a Wakanda para a cerimônia de sua coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino de Wakanda, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da sua irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong'o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), um inimigo que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás. E assim começa a aventura cineasta deste herói pioneiro dos quadrinhos.


ree

SE VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU PANTERA NEGRA VOCÊ ESTÁ ESPERANDO O QUÊ CRIATURA? Já passou da hora né galera!


Relevância Social

O filme além de ter uma estética sensacional e o que mais se ressalta neste filme são as referências estéticas tiradas no movimento afrofuturista que têm ganhado espaço nas mídias e no cinema porém nunca foi visto dessa antes.


ree

A Marvel Studios deu um grande passo ao finalmente produzir o primeiro longa metragem solo, de um herói negro, do seu universo

Para fazer um filme tão importante e buscando uma representatividade honesta, a os produtores buscaram uma equipe talentosa, que pudesse realmente fazer jus ao trabalho, ao mesmo tempo em que demonstrava a preocupação do estúdio com a representação negra dentro e fora das câmeras, do diretor, elenco até a equipe de produção, assim como buscou a melhor forma para representar a cultura africana e a abordagem do racismo institucionalizado que até hoje alimenta o sofrimento de um povo escravizado a tantos anos. O elenco central é quase integralmente composto por afro-americanos ou atores africanos de fato. Isso é de uma importância absurda, em um mundo ainda muito excludente onde personagens negros geralmente são apenas coadjuvantes de franquias. Esses detalhes trouxeram para essa produção um peso social importante e que ganhou o público.


ree

Curiosidades

As pesquisas para criar o universo de Pantera Negra foram intensas, e o resultado delas são cenas com detalhes riquíssimos de fidelidade com o que estava sendo retratado, aqui estão algumas curiosidades sobre o longa que contribuíram para o seu sucesso.


1. As lutas que aparecem no longa-metragem foram baseadas nas artes marciais africanas.


ree

2. Uma outra preocupação incessante do diretor Ryan Coogler foi trazer uma representatividade feminina forte, consciente e importante. Como resultado, dentre todos os outros filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, o longa do Pantera Negra é, até o momento, o que traz mais mulheres em papéis de destaque na trama, aliás, é o filme do estúdio que traz mais mulheres, em cenas de ação, do que homens. Isso vem da ideia de que Wakanda, apesar de ser governada por um rei, é imersa em tradições matriarcais.


ree

3. Para criar todo o visual e textura cultura de Wakanda, o diretor Ryan Coogler foi atrás de quem pudesse realmente ajudá-lo a basear a nação em locais reais do continente africano. O nome Wakanda foi inspirado de uma tribo do Kênia chamada Wakamba, mas que também é conhecida como Kamba. Ryan trouxe especialistas em cultura, política e história africana, e com isso, conseguiu fazer com que cada tribo da nação tivesse uma personalidade única e gritante, inspirada em animais das savanas.

Os Jabbaris (o povo-gorila) vivem na neve, usando peças com muita madeira e pelos, representando a sacralidade de suas crenças. Eles falam um dialeto conhecido como Yoruba, para se distanciar dos Wakandanos, que falam Xhosa.

A Tribo das Minas é inspirada pela figura do leão, usando várias cores quentes.

O Povo do Rio usa conchas, couro de crocodilo e esbanja tons de verde e azul.

A Tribo da Fronteira é muito inspirada por rinocerontes, e usam muito azul e cinza.

Por fim, a Tribo Dourada (a nobreza e família real) usa preto e roxo, e são inspirados pela principal divindade da nação: o Deus-Pantera.


ree

Bom aqui está algumas coisas sobre esta obra que você talvez ainda não soubesse.

Aos que assim como eu são fãs do Universo Marvel e amou esse filme da franquia espero que tenham gostado do post (nos conta o que achou), e você que ainda não assistiu… pare de perder tempo!

Até a próxima pessoal!

Comentários


© Blog Dá o Play | Oficial - 2018. Todos os direitos reservados. Criado por: Talia Fonseca.

bottom of page